Homenagem ao meu avô Anselmo Favarato

Nossa Senhora do Caravaggio

18/05/2011 00:00

Essa história começa ainda na Itália, quando Maria Recla - mãe de Giovanni - recebe de um frade italiano um quadro de Nossa Senhora do Caravaggio para que propagasse o nome da Santa. A família trouxe o quadro para o Brasil e um ano depois, após desbravar matas e plantar as primeiras lavouras de café na colônia da Vila de Pau Gigante (hoje Acioli no município de João Neiva), enfrentaram um período de muita seca na região, quando lembrando da valiosa proteção de Nossa Senhora do Caravaggio, Giovanni pediu ao pai que deixasse construir um pequeno oratório para colocar o quadro de sua mãe.

...com quatro paus e dez tabuinhas erigi o pequeno oratório onde, orando, obtivemos a sua graça de nos auxiliar com sua proteção até hoje” - assim dizia o memorando escrito por Giovanni e encontrado dentro do quadro anos mais tarde.

No mesmo local do pequeno oratório, foi construída a igrejinha. Na época Giovanni mandou buscar da Itália a imagem de Nossa Senhora do Caravággio que veio pelo navio “Córdoba” procedente de Milão, em 02 de maio de 1923. Foi enviada ao Sr. Carlos Pareto que a entregou na igreja em Acioli.

 fazenda Ceccato em dia de festa

A primeira missa campal foi celebrada a 26 de maio de 1930, na qual sessenta crianças receberam a Primeira Comunhao. Nesse dia, o próprio Giovanni foi quem dirigiu a solenidade e escreveu o memorando que guardou dentro do quadro.  

Altar da igreja com a imagem e o pequeno quadroFachada da igreja de N.S.do Caravággio

Antes de morrer em 1939 revelou a existência desse memorando, que só foi lido em 26 de maio de 1955, quando foi aberto o quadro na presença da viúva Marieta e seus filhos. Rafael, seu filho mais novo, transcreveu-o e relatou essa tocante passagem numa carta, guardando tudo, da mesma forma, dentro do quadro que permanece na igreja até hoje.

Hoje, a festa de Nossa Senhora do Caravaggio é uma tradição no município, a princípio celebrada no dia 26 de maio e atualmente acontece sempre no último domingo de maio. Nesta festa da igreja, a família Ceccato sempre se reúne após a missa para um almoço, e neste ano de 2011, a festa tem um sabor especial porque comemora-se 120 anos de devoçao desde o pequeno oratório construído por Giovanni em 1891.

 Almoço em família na festa de N. S. do Caravaggio

Festa dos 120 anos em 2011

Almoço da família na festa de comemoração dos 120 anos de devoção à N. S. do Caravaggio em Maio de 2011

Festa dos 120 anos em 2011