Uma homenagem ao meu avô Anselmo

E assim a família cresceu

08/07/2015 00:00

Meu avô Anselmo nasceu em 7 de Setembro de 1910, apesar das dúvidas sobre a data correta, porque em seu registro consta o mesmo ano de seu irmão mais novo, o Otávio. Isso não seria possível, afinal eles não eram gêmeos!

Casou-se com Olga e tiveram tres filhos. Minha avó Olga teve apenas duas gravidezes: na primeira nasceram os meninos Dário e Dório que são gêmeos não idênticos.

Dório e Dario

 E na segunda gravidez nasceu a menina Dalza, minha mãe.

A menina DalzaA menina Dalza

Além dos três filhos, minha avó criou mais uma menina, a Rita, que hoje tem  duas filhas: a Sumaida e a Soraia.

Virgínia, irmâ da Olga, também morou com a família por muto tempo. 

Olga, Virgínia e as crianças Dalza, Dário e DórioDalza e sua Tia Virgínia

Olga e sua irmã Virgínia, e os filhos: Dalza, Dário e Dório

Dório casou-se com Claudete e tiveram dois filhos: Josimar e Juarez. Minha Tia Claudete era uma das pessoas mais queridas e especiais dessa família, era um doce de mulher e mãe maravilhosa. Ela nos deixou em Janeiro de 2013 e Tio Dório em Novembro de 2021. Hoje só sentimos saudades e gratidão pelo tempo precioso que convivemos com os dois nesse mundo.

 

Dário casou-se com Nicéia - neta do Francisco Palazzi e Luíza Favarato - e tiveram três filhos: Gustavo, Evandro e Raquel. Meu Tio Dário sempre foi o tio mais brincalhão e farrista... um tio muito querido que também deixou saudades. Faleceu em 2011 com 74 anos muito bem vividos! 

E Dalza, minha mãe, a menina da família, foi estudar em Vitória onde conheceu José Evangelista, casaram-se e tiveram três filhas: Mariolga, Marcilene (eu) e Simone

 Dalza e sua filha Marcilene (eu)Mariolga, filha da Dalza é a neta mais velha

Dalza e sua filha Marcilene (eu) e Mariolga, a neta mais velha

Anselmo e Olga moraram a vida inteira com o filho Dório, e sempre receberam muito carinho e atenção de sua nora Claudete até os últimos dias de suas vidas quando já estavam doentes. Toda a família lhe será grata para sempre!

Quando ainda moravam em Treviso, passávamos muitos dias lá, todos os netos juntos e muitas brincadeiras.

Josimar, Mariolga e Rita em Treviso

Rita, Josimar e Mariolga com a Avó

Fotos do vovô e vovó com os netos Josimar e Mariolga, e a menina Rita Sagrillo que vovó acolheu por muitos anos na família.

Depois se mudaram para Cavalinho numa casa que foi o lugar de encontro da família por muitos e muitos anos, quase todos os domingos almoçávamos lá. Muitas vezes colocávamos a mesa no quintal debaixo da árvore ao lado da queijeira e do velho fogão de lenha.

Almoço da família em Cavalinho

Ali ficávamos muitas horas conversando e ouvindo as histórias do meu avô.

  Aniversário de 80 anos

Ali comemoramos muitos aniversários, dias das mães, dos pais, e muitos Natais.

Meu avô observava o trabalho das mulheres nos preparativos das comidas com todos aqueles temperos, cremes, leite condensando e coberturas, e dizia: “Assim até couro de boi seco fica bom!” mais uma das frases dele que lembramos sempre que nos reunimos em torno de uma mesa cheia de delícias!

Quando no domingo não tinha almoço em Cavalinho, tinha praia na Barra do Sahí em Aracruz.

Barra do Sahí

E assim a família foi crescendo, os netos casando, e os domingos quase viravam uma festa.

Mas festa mesmo foi na comemoração das bodas de 50 anos de Anselmo e Olga, quando reunimos a família toda em Acioli.

Bodas de Ouro na Igreja de Aciolil

A família completa: filhos, noras e genro, e todos os netos

Hoje essa família da foto já tem novas gerações:  A Beatriz - filha da Raquel, foi a primeira bisneta.

Beatriz nenem, hoje já tem 12 anos

Depois veio o Henry - filho do Josimar,  a Natalia - filha da Mariolga,  a Laís - filha da Simone, o Marco Antônio - filho do Juarez, os meninos do Evandro -  Bernardo e o Vicente, o mais novo integrante da família!

Juarez com o filho Marco Antônio

Minha avó Olga faleceu em 28 de agosto de 2001, e cinco anos depois faleceu meu avô Anselmo em 15 de Novembro de 2006.

Ele viveu 96 anos de idade e deixou um legado de lembranças impagáveis em nossos corações. Lembranças de momentos de vida, cheiro de roça, sabor de queijo e polenta quente, toques de concertinas, cantigas de assovio... deixou um passado e uma parte dele impressa em todos os seus herdeiros modelados pela mesma genética, pelas lembranças e saudades.

Afinal, quem poderia esquecer a imagem de um avô igual a esse! 

Anselmo Favarato