Homenagem ao meu avô Anselmo Favarato

Favarato na Itália

Sempre desejei um dia conhecer a Itália, por curiosidade, e claro, para conhecer cidades que sempre achei interessantes e lindas por tantas razões. Em 2013, passei um mês inteirinho na Itália e foi a realização de mais um sonho... conhecer as terras raízes da minha família foi emocionante, e ver de pertinho tantas obras que antes eram apenas figuras dos livros de história ou lembranças dos slides das aulas de história da arte e arquitetura na faculdade, foi demais!

E não poderia deixar de ir a região do Vêneto, onde ainda se concentram os Favarato's e Ceccato's italianos. No site www.gens.info/italia encontrei o mapa que representa a difusão da família na Itália. O sobrenome está presente em 94 cidades e demonstra claramente maior concentração na região do Vêneto, mais precisamente na província de Treviso, onde nasceu meu bisavô.

Em Veneza, bem embaixo da ponte Rialto, região do antigo mercado veneziano, encontrei uma loja com nome "Emilio Ceccato", especializada em uniformes e roupas de gondoleiros. Descobri que é uma rede de lojas com mais de 110 anos de tradição passando por 4 gerações da família, e que evoluiram para fabricação e venda de tecidos para camisas.

Passei um dia em Treviso, andei pelas ruas e praças,  vi a catedral, os palácios, as lojas e cafés, tudo muito arrumadinho e bonito! Achei a cidade super tranquila e agradável, mas nos disseram que estava vazia naqueles dias devido as férias de verão.

Muitas calçadas são cobertas por arcadas e pórticos que dão um charme a cidade, além disso ela é cortada por vários canais do Rio Sila que é super limpo e cheio de peixes enormes.

Conhecemos o Ristorante Beccherie, onde foi inventada a receita do doce Tiramissú, famosa sobremesa italiana. E também descobri que em Treviso, além da origem do Tiramissú, também foi onde nasceu a famosa grife Benetton, pelas mãos de um rapaz que em 1955 vendeu a bicicleta do seu irmão e comprou uma máquina de costura usada para fazer suéteres coloridos. Uma história bem legal!