Uma homenagem ao meu avô Anselmo

Minha mãe

12-05-2011 00:01
Minha mãe (Cezira Palassi) veio para o Brasil junto com o nonno, a nona e mais 10 irmãos. Vieram por conta do governo, tudo de graça. Me lembro dos meus tios Aldo, Henrique, Luiza, Ana Maria e principalmente do meu tio Francisco, pois este casou com a irmã do meu pai. A minha tia era tia duas vezes, afinal era irmã do meu pai e esposa do meu tio. O Tio Francisco foi sócio do meu pai por muito tempo, mas essa história é outra.
 
A minha mãe... ela era bem pequenininha quando veio da Itália numa viagem de navio que durou 21 dias. No navio, ela ficou doente, estava muito mal quando o marinheiro falou:
 
“A menina não vive mais não, joga ela no mar.”
 
Mas a nona muito firme: “Não, coitada, eu vou levá-la para o Brasil, vou cuidar dela e com fé em Deus ela vai melhorar.”
 
Minha mãe sobreviveu à viagem, cresceu e conheceu meu pai com quem teve 12 filhos, 9 homens e 3 mulheres : o Afonso era o mais velho, depois eu (Anselmo), o Ernesto, o Otávio, o Primo, o Domingos, o Maurílio, o Abílio, o Hildo, e as meninas Malvina, Arlinda e Amábila.