Uma homenagem ao meu avô Anselmo

Pela linha do trem

20/05/2011 00:01
Quando a gente ia no Treviso, onde meu pai tinha terra, íamos pela linha do trem. Eu até falava para irmos pelo lado de cima, mas o César Morasuti não ia, assim íamos sempre pelos trilhos mesmo.
 
As vezes eu ficava na frente, bem longe dele e ouvia o barulho do apito da máquina : Piuiiiiii.
 
- Ai meu Deus, lá vem a máquina! Vou parar, ficar um pouco aqui pra esperar e ver ela passar.
 
E ficava esperando, esperando... e nada da máquina, até que resolvia continuar. Eu ia mais pra frente e de novo ouvia o apito: Piuiiiiii.
 
- Mas cadê essa máquina que não passa mais?
 
E aí vinha ele, era o César quem fazia o apito com a boca e fazia igualzinho a máquina! Quer saber? Ele parava a máquina imitando o apito! Quando vinha o trem de verdade, ele começava a imitar o apito e a máquina parava lá fora achando que vinha outro trem. Paravam e esperavam. Tinha que passar pra outra linha e como demorava muito, achavam que a outra máquina estava com problemas.
 
- Mas que coisa! Essa máquina não chega mais, ou ela está quebrada ou algum problema, vamos dar auxílio.
 
E acabavam descobrindo que era ele, aí era a maior briga!
 
- Ô, moleque, você tem coragem de fazer isso!? Sabe o que pode acontecer? Qualquer hora vão te pegar e vão te matar, heim!
 
O César tinha uma voz, heim! Puxa vida!